top of page

-   SOBRE  -

Prezados colegas, acadêmicos, pesquisadores, treinadores, ginastas, árbitros, pós-graduandos, graduandos e todos aqueles envolvidos com a Ginástica, temos o prazer de convidá-los a participar do Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC) 2017, que graças às experiências anteriores, acrescido ao apoio das Universidades e Instituições parceiras, está em sua 5ª edição.

 

O presente evento visa, por meio de conferências, mesas-redondas, oficinas e exposição de trabalhos científicos no formato pôster, propor um espaço de reflexão e de compartilhamento de conhecimento, inovação, tecnologia e experiências que viabilizem a continuidade do processo de desenvolvimento da Ginástica no Brasil.

 

O SIGARC 2017 será realizado nas dependências do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória. Terra natal das ginastas capixabas Natalia Gaudio, Francielly Machado e Emmanuele Lima representantes do Brasil na Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos de 2016. E, também, da treinadora Monika Queiroz que atuou em duas edições das Olimpíadas (2008 e 2016).

 

Os proponentes do evento, assim como os demais organizadores, ocupam posições de destaque no estudo em Ginástica no cenário regional, nacional e internacional atuando, principalmente, por meio de seus grupos de pesquisa, os quais: Laboratório de Ginástica (LABGIN/CEFD/UFES); Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG/FEF/ UNICAMP); Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (LAPEGI/FCA/UNICAMP); e Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da USP (GYMNUSP).

 

As universidades públicas voltam a reunir seus esforços para concretizar mais uma edição do SIGARC, assumindo o compromisso de contribuir na produção do conhecimento científico da área. Em suma, estamos diante de mais uma oportunidade para prestigiar os trabalhos em Ginástica no país e do exterior.

 

A missão do SIGARC é criar aproximações entre estudantes, árbitros, treinadores, ginastas, pesquisadores e outros profissionais que atuam com a Ginástica, para que compartilhem e se beneficiem mutuamente. Este é um dos caminhos para o crescimento e desenvolvimento da nossa Ginástica, beneficiando a todos.

bottom of page